Encontramos na Constituição de 1988 uma lei dizendo que todos os brasileiros têm direito de participar diretamente das decisões de lei no país, ou seja, o brasileiro pode criar uma nova lei de acordo com a necessidade da população, porém, essa lei deve passar pela aprovação da Câmara, por uma grande burocracia e muitas vezes acabam não sendo aprovadas ou demora muito para isso acontecer, tanto que desde 1988, existem apenas quatro leis desse tipo. O que acontece é que grande parte da população brasileira não tem conhecimento dessa lei e(,) por isso(,) não tomam iniciativas, como criar abaixos assinados ou incentivarem as pessoas a tomarem essas mesmas iniciativas, fazendo com que a participação brasileira nas decisões de seu próprio país sejam mínimas e só não são inexistentes por causa das poucas dessas quatro leis que existem. Outro fato é que muitos dos brasileiros têm medo ou desacreditam que eles têm o poder de exercer tal função e acabam deixando essas questões de lado, achando que ninguém vai dar a mínima para a sua iniciativa.
Em virtude dos fatos mencionados, só nos resta esperar que os brasileiros procurem saber mais, pesquisar mais sobre determinados assuntos, ter mais coragem, acreditarem que existem pessoas que se importam com a opinião do povo, ter mais atitude e expandir seu conhecimento para que o país seja composto de decisões dos próprios cidadãos, que sejam eles quem vão “controlar” as ações e atitudes do país para que haja mais união, respeito e aceitação dos direitos que de cada brasileiro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém não contempla todas as demandas da proposta. Foi pedida a sugestão de um PL para envio ao Congresso, o que não foi feito. Leia a proposta com atenção e certifique-se de que sua redação contempla todas as demandas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |