A democracia brasileira e é de caráter representativo, ou seja, a sociedade elege pessoas para que estes estas possam representar seus eleitores, entretanto, a constituição de 1988(,) conhecidas como a Carta Magna(,) possibilita uma maior participação da sociedade , através dos plebicistos, referendos e das leis de iniciativa popular, para que essa se possa aprofundar a soberania popular e garantir o melhor caminho para busca de direitos.
No entanto, no ano (em) que a Constituição comemora 28 anos da sua promulgação, apenas quatro leis de iniciativa popular se tornaram vigentes, isto porque(,) apesar da Carta Magna asseverar em seus artigos um e quatorze que todo poder emana do povo e este será exercido pelo sufrágio universal ou diretamente , existem imbróglios na efetivação desta democracia direta
Pois, de acordo com o artigo 49(,) apenas (o) Congresso Nacional na União, as Assembleias Legislativas, e Câmaras Municipais podem autorizar referendo e convocar plebiscito, isto é, apenas os órgãos públicos podem definir sobre o que os eleitores podem ou não decidir, ou seja, trata-se da democracia representativa se sobrepondo e anulando a democracia direta
Contudo, do ponto de vista da soberania popular(,) o artigo 49 é um imbróglio da efetivação da democracia, pois determina que o povo seja mero expectador da política, desta forma, impedindo-o ele de buscar que o Estado cumpra seu papel de provedor e garantidor de direitos, melhorando a qualidade de vida da população e combatendo a desigualdade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma crítica, mas não traz a proposta de um projeto de lei de iniciativa popular, como demandado na proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |