Que a democracia prevaleça - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 20/06/2016

Status:

Corrigida
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Faltando apenas quatro meses para os 28 anos de da Constituição Federal, foram poucas as vezes que viu-se valer o art. 14(,) da soberania popular(,)  que cita plebiscito, referendo e lei de iniciativa popular como ferramentas de voto popular, e tem, essa última, como uma das mais importantes e menos utilizadas. Mas como entender a lei de iniciativa popular?

Lei de iniciativa popular é uma ferramenta democrática que dá a liberdade aos eleitores de apresentar propostas de lei, ao Congresso Nacional, desde que reúnam assinaturas de, pelo menos, 1% do eleitorado brasileiro de cinco estados do país. Desde que foi aprovado, apenas quatro projetos da sociedade foram convertidos em lei. O percentual é pouco para 28 anos de Constituição.

Um projeto de lei que ajudaria a política brasileira a formar grandes candidatos as às eleições, seria exigir, no ato da candidatura, que possuam um curso superior ligado a à área política ou estejam cursando algum curso na área de ciências sociais, para levar a sério a política e valorizar o cargo público.

E como diria Abraham Lincoln: “ Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda “ e(,) com isso(,) que a democracia prevaleça e os brasileiros possam utilizar cada vez mais dessa ferramenta para demonstrar o melhor para o país.

Comentários do corretor


Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), à pontuação e ao emprego da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto a proposta apresentada apresenta problemas. Como exigir isso em um país onde a educação superior ainda não é universalizada? Isso não tornaria a política um campo ainda mais elitizado do que já é, onde são raros os representantes de minorias mais pobres?

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200