Faltando apenas quatro meses para os 28 anos de da Constituição Federal, foram poucas as vezes que viu-se valer o art. 14(,) da soberania popular(,) que cita plebiscito, referendo e lei de iniciativa popular como ferramentas de voto popular, e tem, essa última, como uma das mais importantes e menos utilizadas. Mas como entender a lei de iniciativa popular?
Lei de iniciativa popular é uma ferramenta democrática que dá a liberdade aos eleitores de apresentar propostas de lei, ao Congresso Nacional, desde que reúnam assinaturas de, pelo menos, 1% do eleitorado brasileiro de cinco estados do país. Desde que foi aprovado, apenas quatro projetos da sociedade foram convertidos em lei. O percentual é pouco para 28 anos de Constituição.
Um projeto de lei que ajudaria a política brasileira a formar grandes candidatos as às eleições, seria exigir, no ato da candidatura, que possuam um curso superior ligado a à área política ou estejam cursando algum curso na área de ciências sociais, para levar a sério a política e valorizar o cargo público.
E como diria Abraham Lincoln: “ Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda “ e(,) com isso(,) que a democracia prevaleça e os brasileiros possam utilizar cada vez mais dessa ferramenta para demonstrar o melhor para o país.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino), à pontuação e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto a proposta apresentada apresenta problemas. Como exigir isso em um país onde a educação superior ainda não é universalizada? Isso não tornaria a política um campo ainda mais elitizado do que já é, onde são raros os representantes de minorias mais pobres?
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |