“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente...”. Este parágrafo da constituição brasileira mostra que além do Brasil ser um país democrático, ainda permite que o cidadão exerça seu poder diretamente. Entre as três formas disso acontecer: Referendo, Plebiscito e Lei de iniciativa popular; a última é a que dá liberdade para o cidadão propor uma lei visando melhorar seu país. Usando desse direito vou* propor uma lei, a sociedade deve propor a: Lei da reciclagem incentivada, que incentivará a sociedade e as empresas a reciclar.
Sabemos que a ideia sobre reciclagem está bem difundida, muitos produtos que usamos vêm com estampas destacando que esses são recicláveis e o material que os compõem. No entanto, devido a à falta de incentivos para reciclagem, a grande maioria ainda vai parar no lixo comum em aterros sanitários. Sendo assim, é importante que haja um incentivo para que esses materiais sejam descartados corretamente. Tal medida é importante para diminuir o volume de lixo nos aterros, diminuir a necessidade de matéria-prima e ainda gerar empregos.
A lei proposta consiste na responsabilidade das empresas recliclarem reciclarem seus produtos. Nos sub-itens da lei constará constarão especificações de empresas e produtos que devem ser reciclados. Por exemplo: uma empresa de refrigerante deve reciclar o alumínio e a garrafa PET utilizada. Além disso, será exigido um percentual mínimo que deve ser reciclado, podendo esse material ser reutilizado no processo, se suas características permitirem, ou encaminhado como matéria-prima a outro setor.
Contudo, o principal problema está no recolhimento desses materiais. Sendo assim, uma medida que pode ser adotada seria pagar pelo material recolhido um valor expressivo, incentivando o consumidor a retorná-lo. Tal estratégia é utilizada em países de primeiro mundo, como a Alemanha e os Estados Unidos. Eles incluem o valor na venda do produto, por exemplo, uma água custa U$ 0,40 ao invés de trinta centavos de dolar, o valor a mais é devolvido ao consumidor na coleta para reciclagem da garrafa.
O Brasil é um país com dimensões continentais, e devido a isso o volume de lixo gerado e a quantidade de recursos disponíveis ainda são negligenciados. Entretanto(,) é indispensável que comecemos a trabalhar nesses assuntos a fim de construir um país mais sustentável. Portanto, uma lei que incentive as pessoas a descartarem corretamente seus lixos trará a consciência para não jogarmos mais fora recursos preciosos e sim reutilizá-los.
Comentários do corretor
* Dissertação é um texto impessoal. Não use primeira pessoa. Você pode colocar seu ponto de vista pessoal, mas para aumentar a persuasão, você deve fazê-lo de forma impessoal, como se estivesse subentendido que estes são os anseios de toda a sociedade ou grande parte dela. Leia mais sobre esse tipo de texto e respeite suas características.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Atente-se apenas às características do tipo de texto demandado. A título de curiosidade, pesquise sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2008, que já deveria estar em vigor no país, mas poucas são as empresas que a estão cumprindo.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |