O uso de bebidas alcoólicas entre adolescentes é naturalmente um tema controverso no meio social e acadêmico brasileiro. Ao mesmo tempo em que a lei brasileira define como proibida a sua venda e distribuição para menores de 18 anos, é prática comum o consumo de tais bebidas pelos jovens – seja no ambiente domiciliar, seja em festividades, ou mesmo em ambientes públicos. A aceitação social da ingestão de bebida alcoólica torna, então, complexa a abordagem desse assunto com a juventude, que, segundo pesquisa concluída recentemente pela Unifesp, vem apresentando cada vez maiores índices de embriaguez e em idade mais precoce. Some-se Soma-se a isso o fato de que o álcool altera diversas funções mentais e possibilita que pessoas tímidas e com baixa autoestima apresentem-se mais desinibidas e aceitas.
Como se evidencia(,) mais de 60 tipos de doenças estão ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas; além disso, a maioria dos jovens que iniciam sua vida nas drogas mais pesadas testemunham que o álcool foi a porta de entrada para elas. Outrossim, de acordo com especialistas sobre o tema, o uso de álcool na adolescência está associado a uma série de comportamentos de risco, (;) além de aumentar a chance de envolvimento em acidentes, violência sexual e participação em gangues, está fortemente associado à morte violenta, queda no desempenho escolar, dificuldades de aprendizado, prejuízo no desenvolvimento e estruturação das habilidades cognitivo-comportamentais e emocionais do jovem. O consumo do mesmo causa modificações neuroquímicas, com prejuízos na memória, aprendizado e controle dos impulsos.
Além da lei que proíbe o uso de bebidas por menores de 18 anos(,) também existe um movimento na direção do consumo responsável de álcool, com campanhas na mídia associando o consumo de álcool com moderação ou com prevenção de acidentes, e iniciativas do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR em relação à regulamentação de propaganda voltada para jovens. Entretanto, o cotidiano vem mostrando que esses esforços têm impactado menos que as propagandas de bebidas alcoólicas extremamente bem elaboradas(,) e que a participação dos pais na vida do adolescente é excencial essencial, propiciando a qualidade de vida ao jovem e encorajar encorajando hábitos saudáveis, com passeios ao ar livre, contato com a natureza e momentos de lazer em família.
Diante dos fatos mencionados, buscar informações sobre os efeitos do álcool e o alcoolismo na adolescência faz com que os pais ganhem poder de persuasão no diálogo com os adolescentes. Ademais, para que o futuro da sociedade brasileira não tenha danos cerebrais ocasionado pelo uso demasiado dessas bebidas, a lei em vigor desse ser aplicada corretamente, tendo uma pressão do órgão público que verifica tal regularidade.
Comentários do corretor
* Álcool
Atenção à pontuação, à concordância verbal e à grafia correta das palavras.
Bom texto, porém ele não aborda o tema proposto, que é o Projeto de Iniciativa Popular e a sugestão de uma nova lei a ser analisada pelo Congresso. No ENEM, fuga ao tema zera a redação. Atente-se e restrinja-se ao tema especificado na proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 0 | Nível 0 - Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 0 | Nível 0 - Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo- argumentativa. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 0 | Nível 0 - Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 0 | Nível 0 - Não articula as informações. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. |
NOTA FINAL: 0 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |