O projeto de iniciativa popular é um instrumento que por meio dele por meio do qual a população pode projetar leis de interesse públicos tanto nacional como municipal, foi assim que nasceu(,) por exemplo, o projeto Ficha limpa. O primeiro passo seria formular uma redação do texto que seria entregue ao Congresso, depois é importante encontrar um político que apóie sua idéia e a seguir buscar o formulário para o abaixo assinado, sites como o Avaaz é são de grande ajuda nessa etapa, (.) depois de conseguir as assinaturas é necessário entregar ao órgão regente.
No mundo que vivemos já estamos todos* conectados á à internet(,) seja pelo computador, celular ou outros meios, mas ainda temos muita insegurança quanto aos nossos dados, ao que é exposto e(,) muitas vezes(,) sofremos ataques e xingamentos e quando denuncia-se algo a polícia muitas vezes não é levado leva em consideração porquê porque a internet é “uma terra de ninguém”(;) ou as às vezes não é possível encontrar o criminoso por causa de contas fakes, só que isso deve acabar, a internet é um meio extraordinário de informações e trocas de mensagem e contato(,) e tão utilizada que é inadmissível isso ainda acontecer.
O projeto Internet Segura, visa acabar com isso atuando principalmente nas redes sociais, como facebook e twitter, primeiramente criando se um site de denúncias onde a população poderia denunciar as principais queixas de páginas/contas de propagação de ódio. Num segundo momento poderiam fazer uma parceria entre o projeto e alguns outros sites que ajudam nesse mesmo propósito.
Apesar de simples, poderia ajudar muito na captação de informações das denúncias e(,) assim(,) ter informações dos agressores.
Comentários do corretor
* Nem todos. http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/internet-chega-pela-1-vez-mais-de-50-das-casas-no-brasil-mostra-ibge.html
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |