Os cidadãos vêm, ao longo do tempo, lutando por uma maior legitimidade política. A exemplo disso, pode-se citar a Revolução Francesa, que teve como base a liderança popular. Já no Brasil, no ano de 1988, foi promulgada uma nova Constituição, que validou a intervenção popular no meio político. Assim, resta à sociedade saber ministrar esse 'instrumento' estabelecido pela instituição Constituição.
Deste modo, foi concebida aos cidadãos a participação direta na política por intermédio da lei de iniciativa popular, além de outros recursos. Todavia, os organizadores da iniciativa encaram grandes desafios, devido a à grande burocracia para ratificar algum projeto. Junto a isso, deve ser criado um abaixo-assinado, para(,) assim, o plano ser avaliado no Congresso Nacional. Esses fatos(,) em conjunto, muitas vezes, desanimam a população de a lutarem pela aprovação do esquema, criando uma barreira entre o povo e a política.
No entanto, segundo as estatísticas, os planos de iniciativa popular têm aumentado gradualmente no Brasil. Pode-se citar a Lei da Ficha Limpa, que foi validada pelo Congresso. Contudo, a Constituição deve ser aperfeiçoada, abrangendo os projetos populares em uma maior escala, afim a fim de promover uma maior inserção do povo sobre o campo político.
Além disso, para aumentar cada vez mais a edificação de projetos político-sociais da população, devem ser difundidos debates e palestras, orientando os cidadãos a melhor usufruírem do instrumento em questão. Ademais, com o auxílio de campanhas midiáticas, os planos elaborados devem ser disseminados para toda a sociedade, com o propósito de criar discussões e críticas construtivas pertinentes ao assunto.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, no entanto faltou criar e detalhar um projeto de lei de iniciativa popular que você gostaria de propor ao Congresso. Isso faz parte dos requisitos especificados na proposta.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |