Hoje, o Brasil tem uma constituição maleável, maleável a ponto de que a população possa pode participar no processo vigente de criação de uma lei, embora desde que a constituição foi promulgada, (em 1988)(,) tornando-ase na uma constituição cidadã, como é ficou conhecida após a promulgação de 1988; (,) (este dispositivo) não se é usada usado de forma proveitosa(,) como deveria ser, (.) de 1998 até hoje, apenas algumas leis de iniciativa popular foram criadas.
O motor atual de educação brasileira, o Mec. (,) Não propõe o estudo de política e conhecimento da área em geral, o desuso da constituição “cidadã” é (em) grande parte, por falta de conhecimento no assunto. É importante frisar que para (a) criação de leis pela iniciativa popular, necessita de é necessário um número mínimo de assinantes de pelo menos cinco estados.
Para notoriedade de uma democracia limpa e popular, qualquer cidadão pode enviar sugestões e projetos que serão enviadas enviados para o banco de ideias; a interação com projetos de leis não é tão restrita quanto a maior parte da população pensa, e, por não ter meios que os ensine como funciona, a sociedade irá continuar a usar de forma lenta. É necessário que pessoas que já têm o conhecimento da constituição cidadã, conduzam uma própria lei que torne o conhecimento de política e seu conhecimento em geral, obrigatório, fazê-lo é importante para o desenvolvimento e participação da população na política.
Uma sociedade que entende da própria política, consegue se desenvolver com mais facilidade, e praticidade, ter o poder de construir as leis sem nem ao menos saber disso, quase que inutiliza esse processo democrático. Uma lei de aprovação iniciativa popular; para o conhecimento e conscientização da constituição e leis de iniciativa popular, é como uma base para uma evolução política democratica.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão frasal.
O texto está mal pontuado e há trechos em que fica difícil entender a mensagem do parágrafo por causa disso. Uma dica é tentar escrever de forma direta, usando períodos simples, mais pontos finais ao final de cada raciocínio e evitando orações indiretas, entre vírgulas, que se não forem bem utilizadas podem deixar o raciocínio confuso.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |