O Brasil apresenta uma democracia representativa e direta, a população tem direito de interferir em projetos de leis podendo dizer " sim ou não " , direito esse que está escrito na constituição de 1988(,) que apresenta essas duas formas de democracia. (,) Mas que a segunda é menos conhecida pela população brasileira.
A democracia representativa é guando quando a população elege um presidente para tomar decisões e melhorar a vida da população, também criando leis para diminuir ou melhorar aquilo que a sociedade precisa, mas também deve ser ouvida para que ela funcione. O plebiscito é uma forma de a população exercer seu direito(,) podendo opinar na aprovação de projeto de lei para depois poder decidir na aprovação , (;) já o referento é uma outra maneira sendo que a lei já foi aprovado aprovada no poder legislativo só dento(???) o direito de opinar sem uma modificação da lei .Essa duas forma de iniciativa popular de poder decicir é uma forma são de difícil acesso(,) pois tem que apresentar uma quantidadede (de) pessoas (assinantes), para passar pela camera Câmara e ter um acompanhamento da pessoa responsável para não ter uma monificação modificação daquele projeto de lei.Mas nos últimos anos vemos questões popualres populares em que não houve nemhuma particapção participação direta(,) como os casos de aumento da tarifa , o caso do bul(???) , questões da organização (das) escolas estaduais de São Paulo(,) entre outros(.) nós como cidadoes cidadãos devemos interve intervir e procurar projetos de leis que a população deve-se sugerir para melhorar nosso país.
Dessa forma, o governo deve se mostrar de forma consciente que a população tem o direito de se manifestar nos projetos de leis (,) tendo como consequência maior aprovação da lei pela população. A mídias devem também tomar medidas de campanhas para (que) a sociedade tenha conhecido conhecimento de seus direitos e(,) assim(,) interagir através de redes sociais para maior participação da das pessoas(,) pois ela só poderá ser aceita de dizer se houver um número consederável considerável de participantes no projeto de lei.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à coesão verbal e frasal.
Texto confuso, com trechos incompreensíveis. Os erros de pontuação e na escrita das palavras tornaram o raciocínio complexo e difícil de acompanhar. Procure desenvolver um texto mais claro.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |