Cabe ao povo escolher cidadãos que possam nos representar perante os trêa três poderes, estes escolhidos pelo o voto têm o dever de criar e aprovar leis para facilitar a vida em sociedade.
Mesmo com tais governantes eleitos democraticamente para nos representar, o povo pode participar na criação de novas leis, isso se dá por meio do plebiscito do projeto de lei de iniciativa popular, tal como ocorreu na criação da Lei do da Ficha Limpa(,) onde o povo brasileiro votou por propôs uma lei que impede que politicos corruptos lancem candidatura em qualquer cargo na área da política.
O povo poderia intervir novamente com a ajuda do plebiscito da lei de iniciativa popular lançando um projeto de lei no qual exigisse que pré candidatos e canditatos a políticos tivessem curso superior completo e(,) ao no mínimo(,) um diploma da faculdade de Direito, para que estes tivessem mais entendimento das leis, fazendo-os mais aptos para governar com maior coerência a sociedade que os cercam.
Caso esta iniciativa de lei fosse aprovada(,) ela forçaria que os políticos investisem mais nas áreas voltadas para a educação, pois precisariam de um sistema de ensino que fosse eficaz para que pudessem adentrar na carreira política, o que daria oportunidade ao povo (de) ter ensino um de qualidade para com todos.
Comentários do corretor
* Política
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto, porém há uma confusão entre plebiscito e lei de iniciativa popular. Ambos são mecanismos de participação direta na política, mas são coisas diferentes. Essa confusão demonstra uma leitura desatenta da coletânea. Em relação ao projeto de lei sugerido, há questionamentos a serem respondidos: em um país em que a educação superior não é universal, isso não segregaria e tornaria o meio político ainda mais distante da sociedade, formado apenas por cidadãos da elite? Reflita.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |