Dentre as quatro leis de iniciativa popular aprovadas(,) duas têm destaque, como a lei contra a compra de votos e a lei da ficha limpa, estas por apresentarem o mesmo tema central(,) a política, que é hoje o centro de maior discursão discussão entre governantes e governados. Há nesta discursão discussão uma solução que é a reforma política, onde em relação a qual o governo(,) com comissões no Congresso sobre o assunto(,) se estende a há anos(,) impedindo que tais reformas criadas pelo povo sejam aprovadas e atrasando assim o direito a à democracia direta.
A união de vários grupos da sociedade civil em conjunto com o movimento de combate à corrupção eleitoral, criaram criou a lei da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, com o intuito de que esta seja aprovada para a mudança da política brasileira, fazendo com que a escolha de nossos representantes políticos seja a mais justa e transparente, (;) mas além de o governo não aprovar a lei de iniciativa popular, cria em seu lugar uma PEC para estudar o assunto onde e a mesma se arrasta por vários períodos sem uma solução, isto porque parte dele representa os interesses de uma pequena parte da sociedade que financia as campanhas eleitorais, (.) a lei da reforma política democrática e eleições limpas visa acabar com tal financiamento desta pequena parte da sociedade, ou seja, de algumas poucas empresas, que é causa de grande parte da corrupção política que gerou inclusive a atual crise.
Só com uma Reforma Política Democrática criada pelo povo, aprovada e respeitada por seus governantes(,) será possível superar tais problemas que degradam a democracia brasileira, (.) deve-se(,) então(,) fazer cumprir a constituição brasileira, que garante o pleno direito a à participação da população na elaboração de suas leis com ajuda do governo e não com seus impedimentos ou manobras políticas que atrasam as reformas politicas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando um exemplo bastante atual. No entanto, a redação teria ficado mais interessante caso fosse explorado em um parágrafo o funcionamento da sugestão e aprovação de um PL de iniciativa popular.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |