"Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. (Edmund Burke)
Essa frase de Burke tornou-se muito famosa nas redes sociais ultimamente em virtude das grandes discussões sobre a recente crise política no Brasil. Mesmo ficando no senso comum, ela traz uma verdade irrefutável: se não conhecermos nossa história, se não olharmos para os acontecimentos que marcaram a trajetória da humanidade, estaremos fadados a cometer os mesmos equívocos.
Em um cenário de crise política, essa é uma questão elementar. Por falta de conhecimentos históricos, vemos muitos tomando opiniões de outros, tomando-as como verdades sem que haja uma reflexão crítica a respeito. É nesse contexto também que muitos desinformados podem abraçar causas que vão diretamente contra a liberdade individual, o Estado Democrático de Direito etc.
Assim sendo, é indiscutível que precisamos lutar pela propagação do conhecimento, principalmente de nossa História, para que evitemos disseminar preconceitos, verdades criadas, falsos heróis, entre tantas outras questões. No mês de maio, o Banco de Redações propõe o tema "Desinformação histórica: um problema, mil consequências".
Para realizar a proposta, você deverá construir uma DISSERTAÇÃO, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo, para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea e, de preferência, aprofundar a pesquisa sobre o assunto por meio de outros meios, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma crítica análise deles, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto.
Veja como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual?.
Seu texto deverá apresentar entre 15 e 25 linhas (fonte times 12 em documento normal do Word).
Cronograma para envio de redações:
1º período: 3 a 8 de maio
2º período: 10 a 15 de maio
3º período: 17 a 22 de maio
Correções: a partir de 3 de junho
Dúvidas? Saiba como funciona o Banco de Redações.
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login na Área do Usuário.
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
Enviou seu texto em abril de 2016? Acesse a correção a partir de 6 de maio neste link.
Redações corrigidas