A sociedade brasileira, inserida nos moldes da democracia, acaba por sentir-se no ápice do regime político, esquecendo-se de explorar sua própria atuação nas questões do país. Dessa forma, leis de iniciativa popular, por exemplo, que impedem a limitação do poder nas mãos de governantes, possuem pouco uso ao longo de sua implantação.
Através dessas leis, assuntos constantemente requisitados em diálogos populares podem se tornar avanços concretos na sociedade, como pautas ligadas a à gestão de cidades. Por meio de uma lei que exija a constante fiscalização e manutenção de ruas, calçadas e praças por parte das subprefeituras e prefeituras, o espaço público poderia ser melhor aproveitado por aqueles que o frequentam, além de evitar a exclusão de habitantes deficientes, que se veem diante do estado decrépito de calçadas, impossibilitados de se locomover.
O espaço público, mesmo que de responsabilidade do Estado, ainda é mal administrado, tornando-se reflexo da segregação espacial, possuindo áreas de extremo cuidado que contrastam com áreas abandonadas e degradadas, o que impede um diálogo saudável entre o espaço e seus habitantes.
Considerando que o povo tem contato direto com os problemas de administração das cidades, o projeto de lei aliado ao engajamento popular quanto a à sua realização, como uma plataforma ou aplicativo que auxiliem na execução da proposta da lei, seja no auxílio da fiscalização ou na denúncia de algum descuido por parte do Estado, contribuirá para a estruturação de uma democracia com uma participação popular efetiva, remontando os moldes da democracia direta da Grécia Antiga, sendo, no entanto, mais abrangente e inclusiva.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |