Ser democrático: teoria ou prática? - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 17/06/2016

Status:

Corrigida
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O Brasil é um país ao mesmo tempo democrático e ditador, ao passo que os entraves de interesse público são decididos por poucos, ou melhor, por “líderes” que impõem o exercício de sua soberania. Dessa forma, é possível emergir iniciativas populares dentro de uma sociedade corrompida por titulações?

Em nosso país, tomando como base a educação, isto é, o alicerce para o desenvolvimento nacional, é compreensível que a população(,) a princípio, ainda possui possua baixo grau de conhecimento crítico, reflexivo e autônomo. Em vista disso, a partir de espaços de aprendizagem, a população pode fomentar ideais democráticos no próprio campo de acessibilidade a à educação básica. Pois, enquanto mantiver a disparidade denotada no Censo 2010 frente à quantidade de jovens e a oferta da educação básica, o Brasil continuará estagnado em seu processo de desenvolvimento humano.

Seguindo essa linha de pensamente pensamento, percebe-se o quanto o direito a à educação é relevante em iniciativas populares, pois, à medida que a base escolar possibilita as participações decisórias à comunidade, corpo diretivo e corpo docente, estes também extraem alianças democráticas em poderes compartilhados. Desse modo, torna viva a proposta de incentivo ao ensino, pesquisa e instrumentos políticos e práticos em projetos institucionais e legais de incentivo ao conhecimento.

Portanto, aprovando à a sociedade aplicações na educação, estas conseguem oportunizar a libertação do pensamento individual e o domínio em busca dos direitos dos cidadãos. Assim sendo, o projeto não recai apenas na teoria, mas sim, reflete na prática democrática(,) além dos muros escolares e burocráticos.

 

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e ao emprego da crase. 

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, no entanto é possível explorar um pouco mais as características de um PL de iniciativa popular (como funciona, como pode ser proposto e aprovado). Explore melhor as possibilidades apresentadas pela coletânea.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200