A sociedade necessita de participação - Banco de redações


Projeto de lei de iniciativa popular

Enviada em: 17/06/2016

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

       A democracia possui caráter representativo,no entanto,a magna carta e a* constituição cidadã em 1888,prevê instrumentos de participação direta da população.Esta democracia indireta a qual o país se apropria,gera desigualdades entre as classes,além disso,a população não consegue opinar por algo que possa ajudar o país.

       Em primeiro plano,nota-se que se houvesse uma democracia direta,a sociedade brasileira não estaria em completa desigualdade. Atualmente, o cidadão que possui um alto poder aquisitivo,tem de fato mais chances de exigir o que deseja em um governo(,) devido a à corrupção,do que um indivíduo que (se) apresenta como pobre na sociedade.

        Outrossim,se não existisse a democracia indireta(,) qualquer indivíduo poderia apresentar uma opinião,discutir sobre o que a sociedade precisa,ao invés de ter um representante para todos,o qual sequer ouve todos os apelos da população e impede o exercício da soberania popular.A democracia direta seria importante,pois,dessa forma(,) a corrupção seria percebida logo de início.

       Desse modo,diante de uma situação preocupante para a participação da sociedade no governo,deve ser tomadas medidas que alterem a atual democracia.Logo, o governo deve implantar a democracia direta,para intensificar a participação dos cidadãos nas decisões políticas,satisfazendo a sociedade(,) buscando ouvi-la e trabalhando com as ideas propostas.

Comentários do corretor


* magna carta e constituição de 1988 são a mesma coisa.

Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal. 

O texto aborda parte do tema proposto, mas não propõe um projeto de lei de iniciativa popular, que é uma das demandas da proposta. 

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200