A maioria dos brasileiros sofrem com as consequências das novas e antigas leis criada pelos líderes políticos, e então surge a cruel dúvida, e porque por que não aprovar e ou reprovar essas referidas leis com o apoio do povo. (?)
Toda a população tem o direito de votar e escolher seus governantes, e deveriam ter o direito também de votar para aprovação e reprovação das leis criadas pelos próprios, agora já eleitos, (.) a iniciativa popular não deve existir só na hora da eleição para eleger seus devidos candidatos(,) e sim, na hora de lutar para uma melhoria de vida da população e do país.
Os previlégios privilégios são para todos e não para as grandes classes sociais, a melhoria da vida populacional convém advém de uma sociedade mais justa e menos desigual, e a luta pela soberania popular começa por você.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma superficial, além de não trazer a proposta de um projeto de lei de iniciativa popular a ser apresentada ao Congresso. Leia a proposta com atenção.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |