QUE A INFORMAÇÃO NÃO VENHA A ALIENAR E SIM ALIMENTAR

Tema: Desinformação histórica: um problema, mil consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/05/2016
Nota tradicional: 5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentre os vários problemas enfrentados pela sociedade brasileira, mais precisamente no século XXI, onde quando a difusão de informação ganha um papel importante na vida do cidadão, fazendo com (que) estes possam compartilhar e absorver conteúdos*. Constituindo assim, uma moral cívica, porém está esta moral está longe de ser prefeita perfeita, pois o pensamento globalizado e é cheio de embates.

Do ponto de vista estritamente ideológico, o Brasil passa por uma crise onde há uma discordância no modo administrativo. (,) Fazendo com que pensamentos da elite e do setor popular se choquem(,) ou até mesmo dentro do mesmo grupo. Assim sendo, uns dos choques mais resente recentes foi o embate no preço da passagem do ônibus, tendo seu clímax , na discussão a respeito da democracia de nosso país.

Não é difícil adivinhar que a globalização tem seu lado negativo, no ponto onde ela forma seres alienados que não conseguir conseguem ver no passado o verdadeiro erro. Tendo por base nisto muitos cidadãos não lembram o canto quão opressor foi o regime militar e chegam ao ponto de pedir sua volta como melhoria para o problema em que vive o Brasil.

É fundamental ressaltar que momentos assim já foram vividos, logo, temos experiências históricas que poderiam ser aplicadas nessas desuniões e consequentes desfechos. Deste modo já dizia Cícero sobre a história “mestra da vida”, um importante orador que dava valor os fatos já ocorridos em seu passado para não haver um retrocesso futuro.

Percebe-se(,) portanto(,) que em tempos onde a informação está mais acessível(,) maior é (a) ignorância humana(,) que chegar ao ponto de pedir velhos regimes ou modos de governos que não deram certos, porém se a história fosse levada a sério muitos desse embates ideológicos fossem seriam evitados(.) é para que isso ocorra o estudo da se estuda história(,) (isso) deveria ser  lembrado em notácias atuais(,) já que estamos num mundo global onde a informação não deva deve alienar e sim alimentar.

Dentre os vários problemas enfrentados pela sociedade brasileira, mas precisamente no século XXI, onde a difusão de informação ganha um papel importante na vida do cidadão, fazendo com este possam compartilha e absorver conteúdos. Constituindo assim, uma moral cívica, porém está moral está longe de ser prefeita, pois o pensamento globalizado e cheio de embates.

Do ponto de vista estritamente ideológico, o Brasil passa por uma crise onde há uma discordância no modo administrativo. Fazendo com que pensamentos da elite e do setor popular se choquem ou até mesmo dentro do mesmo grupo. Assim sendo, uns dos choques mais resente foi o embate no preço da passagem do ônibus, tendo seu clímax , na discussão a respeito da democracia de nosso país.

Não é difícil adivinha que a globalização tem seu lado negativo, no ponto onde ela forma seres alienados que não conseguir ver no passado o verdadeiro erro. Tendo por base nisto muitos cidadãos não lembram o canto opressor foi o regime militar e chegam ao ponto de pedir sua volta como melhoria para o problema em que vive o Brasil.

É fundamental ressalta que momentos assim já foram vividos, logo, temos experiências históricas que poderiam ser aplicadas nessas desuniões e consequentes desfechos. Deste modo já dizia Cícero sobre a história “mestra da vida”, um importante orador que dava valor os fatos já ocorridos em seu passado para não haver um retrocesso futuro.

Percebe-se portanto que em tempos onde a informação está mais acessível maior é ignorância humana que chegar ao ponto de pedir velhos regimes ou modos de governos que não deram certos, porém se a história fosse levada a sério muitos desse embates ideológicos fossem evitados é para que isso ocorra o estudo da história deveria ser  lembrado em noticias atuais já que estamos num mundo global onde a informação não deva alienar e sim alimentar.

 

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
Nota final 5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos