O tema de dezembro do Banco de Redações é o mesmo do Enem 2023: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". Assim, quem fez a redação do Enem poderá ter, no começo de janeiro, uma noção de como se saiu na prova. Para quem está se preparando para o Enem, é uma forma de conhecer a prova e o nível de exigência.
Para realizar a proposta, você deverá construir um texto dissertativo-argumentativo respondendo ao questionamento da proposta, demonstrar domínio da norma culta da língua, mobilizar diversas áreas do conhecimento, ou seja, seu conhecimento de mundo para desenvolver o tema, respeitando a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Além disso, você deve levar em consideração os textos apresentados na coletânea, levantar os principais argumentos, dados e exemplos e realizar uma análise crítica, deixando claro seu posicionamento diante do tema na conclusão do texto. Apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Saiba como fazer uma boa dissertação e conheça também as características deste gênero textual.
ATENÇÃO: as redações serão corrigidas de acordo com os critérios do ENEM, seguindo seu método de análise e pontuação, assim como suas regras.
Atenção aos motivos que podem zerar sua redação:
1) Fuga total ao tema;
2) Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
3) Texto com até 7 linhas;
4) Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
5) Redação em branco;
6) Cópia do texto motivador.
Cronograma para envio de redações:
1º período: 1 a 8 de dezembro
2º período: 10 a 18 de dezembro
3º período: 20 a 28 de dezembro
Evite enviar a redação pelo celular. A estrutura do texto pode ficar comprometida e o corretor ortográfico do celular pode trocar as palavras.
As correções estarão disponíveis até o dia 3 de janeiro .
Enviou seu texto em novembro de 2023? Acesse aqui a correção.
Redações corrigidas