"Construímos muitos muros e poucas pontes". Essa afirmação do cientista inglês Isaac Newton pode ser facilmente aplicada ao comportamento da sociedade diante da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil (Vírgula) já que é marcada pela construção de barreiras sociais e a escassez de medidas para a erradicação desses desafios. Nesse sentido, há a necessidade de discutir os estorvos que manifestam o revés, a saber, a negligência governamental e a falta de informação. (Formulou a tese)
Diante dessa conjuntura, nota-se a irrefutável influência da máquina pública na perpetuação da banalidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Acerca disso, o filósofo Locke, em sua Teoria do Contrato Social, defende que as pessoas devem ceder a confiança ao Estado que, por sua vez, deve garantir os direitos básicos. Ocorre que no país, todavia, tal contrato é diariamente quebrado na medida em que o governo não oferta propostas que, potencialmente, visem a valorização das femininas como o fornecimento de benefícios financeiros para uma vida de dignidade e conforto. (Melhore a apresentação dessa discussão) Sob esse viés, o segmento estatal não cumpre seu papel, enquanto garantidor de direitos, de garantir o acesso à dignidade, previsto na Constituição federal, viabilizando o nefasto cenário da falta de importância do serviço cuidadoso das mulheres no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é preciso discutir acerca da desinformação social sob a perspectiva filosófica de Peter Drucker. Para o escritor, a informação, ao possibilitar o conhecimento, é um dos principais recursos estratégicos que visam ao progresso coletivo. Tal recurso, no entanto, não atinge a toda a camada brasileira, sobretudo a menos privilegiada que, ao enfrentar desafios para obter acesso à informação, é impossibilitada de reconhecer a importância do trabalho de cuidado exercido pelas mulheres. Dessa forma, não é justo que o silenciamento protagonize a manifestação da falta de enfrentamento da invisibilidade de tal grupo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário a tomada de soluções para resolver tais desafios. Logo, a Mídia - responsável pela rápida propagação de informações - deve, por meio das redes sociais, divulgar informações concretas sobre a relevância do papel da mulher nas atividades de cuidado a fim de excluir esteriótipos contra essas mulheres no meio social. Além disso, o Estado deve destinar benefícios a essa parcela da população brasileira. Assim, será possível refutar a premissa de Newton. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |