"Utopia", a famosa obra feita pelo escritor britânico Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, ausente de problemas sociais. No entanto, a realidade brasileira é adversa a idealizada na obra, pois, identifica-se os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Logo, analise-se as causas dessa conjuntura: pescriminação de gênero e preconceito de etnia. (Reveja a tese apresentada)
Em primeiro plano, é importante a ausência de medidas governamentais para combater a discriminação de gênero. Sob a perspectiva do filosófo São Tomas de Aquino, em uma sociedade demócratica, todos os indivíduos são dignos e tem a mesma importância, além dos direitos e deveres que devem ser garantidos pelo Estado. No entanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à baixa produção das autoridades, é notório o crescimento da discriminação de gênero, causando uma desigualdade no trabalho remunerado entre homems e mulheres. Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) De outra parte, pode ser apontado como promotor do problema o preconceito de etnia. De acordo com os dados do IBGE (Desenvolva a sigla) do ano de 2019, no Brasil, a média de horas semanais dedicadas ao trabalho de cuidado por mulheres, (Sem vírgula) são quase o dobro das horas dedicadas por homems. Diante disso, necessita-se a resolução do empercílho, diante, desse cenário caótico. (Reveja se há relação entre a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, que é essencial a atuação estatal e social para que tais obstaculos sejam superados. Assim, o Tribunal de Contas da União, (Sem vírgula) deve direcionar capital que, por intermédio do governo, será revertido em esforços e recursos, através da igualdade entre homems e mulheres nas atividades de cuidado, com o objetivo de incluir e permanecer as mulheres na sociedade, tais como os homems. Dessa forma, O preceito constitucional será solidificado no Brasil.
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |