Invisibilidade do trabalho de cuidado no Brasil - Banco de redações


Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Enviada em: 22/12/2023

Status:

Corrigida
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Redação sem título
O filósofo brasileiro Raimundo Teixera Mendes, em 1889, adaptou o lema positivista "Ordem é Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente entre eles a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil representa uma antítese a máxima do símbolo pátrio, uma vez que não leva a progresso nenhum. Tal problemática está relacionada à falta de medidas governamentais e fatos históricos sempre presentes na sociedade brasileira e é algo que precisa ser resolvido.

Em primeira análise (Vírgula) deve-se ressaltar a débil ação do poder público enquanto mantenedora da problemática, (Justaposição) acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes em seu livro "Leviatã" defende a incubência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades contudo não vão de encontro com a ideia de Hobbes uma vez que não criaram uma lei específica para a proteção do trabalho de cuidado realizado principalmente pelas mulheres. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais nota-se que a mulher sempre foi vista como mão de obra para o trabalho de cuidado sendo responsável pelo zelo da casa é das crianças, como exemplo podemos citar a colonização do Brasil o qual os senhores utilizaram as mulheres negras para seus afazeres domésticos e para seres babás dos seus filhos ajudando suas esposas que também ficavam em casa sem a participação do trabalho renumerado. Tal visão se encontra na cabeça das pessoas até os dias atuais e muitos não valorizam o trabalho de cuidado e pensam que o lugar da mulher é mesmo na "cozinha", apesar dessas já terem conquistado um lugar muito maior na sociedade. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Depeende-se portanto a necessidade de combater esses obstáculos. Cabe ao Poder Judiciário a criação de uma lei específica para o trabalho renumerado, afim  a fim de proporcionar salários justos e direitos trabalhistas. Cabe também ao ministério de educação juntamente com as escolas realizarem a conscientização acerca da importância do trabalho de cuidado renumerado e ainda mais o não renumerado, através de palestras, campanhas e postagens, proporcionando a valorização dessas mulheres que sofrem uma invisibilidade, (Justaposição) assim o lema de Raimundo Teixera se fará realidade também para a nação.

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 40 Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 40 Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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