De acordo com a filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente, as pessoas passam a vê-la banal. Isso relaciona-se com o machismo estrutural e a normalização da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Logo, é necessário analisar os principais causadores desse problema social: o descaso governamental e a falha do sistema educacional. (Formulou a tese)
Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar que a omissão governamental, ou a inoperância estatal, contribui para a permanência da invisibilidade feminina. Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro “O cidadão de papel”, o Brasil é marcado pela não aplicação de seu mecanismo legal, como a Constituição de 1988, e a cidadania apenas em seu termo teórico. Em exemplo disso, o grande número de mulheres limitadas ao espaço doméstico, que sequer ganham reconhecimento pelo trabalho. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, ressalta-se que há, no Brasil, uma evidente falha do sistema educacional, o que reflete no machismo estrutural, haja vista que é através da educação que o machismo histórico pode ser desconstruído. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo federal, órgão máximo do Poder Executivo, em parceria com o ministério da educação, promover políticas públicas sobre a importância da mulher em várias áreas de trabalho, especialmente a de cuidado. Paralelamente, deve ser realizadas palestras em todos os níveis de ensino para conscientização da visibilidade feminina. Espera-se (Vírgula) com essa medida, que o trabalho da mulher passe a ser valorizado independentemente de ser no espaço doméstico ou público.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |