A normalização da invisibilidade feminina - Banco de redações


Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Enviada em: 26/12/2023

Status:

Corrigida
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De acordo com a filósofa Hannah Arendt, quando uma atitude hostil ocorre constantemente, as pessoas passam a vê-la banal. Isso relaciona-se com o machismo estrutural e a normalização da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Logo, é necessário analisar os principais causadores desse problema social: o descaso governamental e a falha do sistema educacional. (Formulou a tese)

Em primeiro lugar, faz-se necessário mencionar que a omissão governamental, ou a inoperância estatal, contribui para a permanência da invisibilidade feminina. Segundo o jornalista Gilberto Dimenstein, em seu livro “O cidadão de papel”, o Brasil é marcado pela não aplicação de seu mecanismo legal, como a Constituição de 1988, e a cidadania apenas em seu termo teórico. Em exemplo disso, o grande número de mulheres limitadas ao espaço doméstico, que sequer ganham reconhecimento pelo trabalho. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, ressalta-se que há, no Brasil, uma evidente falha do sistema educacional, o que reflete no machismo estrutural, haja vista que é através da educação que o machismo histórico pode ser desconstruído. (Parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo federal, órgão máximo do Poder Executivo, em parceria com o ministério da educação, promover políticas públicas sobre a importância da mulher em várias áreas de trabalho, especialmente a de cuidado. Paralelamente, deve ser realizadas palestras em todos os níveis de ensino para conscientização da visibilidade feminina. Espera-se (Vírgula) com essa medida, que o trabalho da mulher passe a ser valorizado independentemente de ser no espaço doméstico ou público.

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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