Na telenovela brasileira "As aventuras de Poliana", a mãe do personagem João, sem poder de escolha, dedica-se diariamente ao trabalho doméstico. Embora trate-se de uma ficção, a realidade da mesma assemelha-se com a realidade de milhares de brasileiras que diariamente tem seu trabalho de cuidado invisibilizado. No Brasil, a desigualdade social e a negligência governamental são alguns dos fatores que contribuem com a agravação do problema. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante do exposto, fica evidente que a desigualdade social afeta diversos indivíduos e, portanto, deve ser combatida. Em sua obra "Utopia", o escritor Thomas More idealiza uma sociedade sem problemas, entretanto, a obra não condiz com a realidade tendo em vista que a maioria das mulheres são submetidas -ainda muito jovens- ao trabalho doméstico por não terem outra escola devido a sua condição socioeconômica. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência governamental também afeta a vida dessas mulheres em diversas esferas sociais. Essa negligência é caracterizada pela falta de políticas públicas que gerem oportunidade para as mesmas, e pelo fato de as já existentes não conseguirem abranger todas as mulheres que encontram-se nessa situação. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo federal -maior autoridade do país- criar o projeto "mulher mundo" buscando gerar novas oportunidades para as cidadãs brasileiras, e em parceria com o Ministério da Educação e Cultura (MEC) realizar a promoção de palestras em espaços públicos buscando conscientizar a todos sobre a importância do trabalho do cuidado para a sociedade. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |