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Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Enviada em: 15/12/2023

Status:

Corrigida
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Segundo a renomada escritora contemporânea Djamila Ribeiro, para atuar em uma situação deve-se, antes de tudo, tirá-la da inviabilidade. Paralelamente, no país tupiniquim hodierno, percebe-se que essa máxima vai de encontro com o impasse associado a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher ser uma temática distante de soluções contundentes no corpo social. Com efeito, urgem salientar dois desafios pertinentes a tal problemática: a negligência governamental e a desigualdade social preconizada socialmente. Logo, medidas entre a sociedade e o governo federal são urgentes para elucidar essa invisibilidade feminina supracitada, inicialmente, por Djamila Ribeiro. (Formulou a tese)

Diante desse cenário, é válido ressaltar como a omissão governamental agrava esse lamentável panorama. Sob essa óptica​, John Rawls, em sua obra "Uma teoria da justiça", estabelece que é dever de um governo íntegro disponibilizar recursos financeiros a todos os setores públicos​. Entretanto, observa-se que a lógica de Rawls não é devidamente cumprida na esfera político-democrática nacional, embora seja essencial o investimento no setor trabalhista destinado às figuras femininas, é perceptível observar a carência de políticas públicas nos trabalhos de cuidados, haja vista a inexistência de leis, programas ou projetos que possam auxiliar a mulher nas suas atividades laborais de cuidado. A título de exemplificação, a média de horas dedicadas por figuras femininas nos seus respectivos quotidianos é quase o dobro das horas praticadas por agentes masculinos em uma semana. Assim, faz-se preponderante que essa cruel realidade seja, na conjuntura nacional, superada em sua plenitude.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é fulcral pontuar a disparidade socioeconômica no âmbito social brasileiro. À luz disso, a Constituição federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico do país, postula, nos seus artigos 5° e 6°, a garantia de direitos inalienáveis na construção de uma sociedade livre de democrática, como a equidade. Todavia, nota-se que, ao longo dos 201 anos da independência da pátria, a população não se libertou das mazelas sociais da desigualdade, posto que a equidade trabalhista ainda é uma utopia na vida de milhões de brasileiras em relação aos cuidados praticados por mulheres. Tal viés segregatório é apresentado por pesquisas da FGV - Fundação Getúlio Vargas- apontam que mulheres de classes abastadas dificilmente trabalham em atarefas de cuidado, em contraste com figuras femininas negras, pobres e, sobretudo, moradores de zonas carentes, elementos propensos a atividades invisibilizadas. Dessa forma, enquanto os direitos constitucionais não forem garantidos a todas as brasileiras, a desigualdade socioeconômica será regra do jogo no Brasil.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, necessita-se combater não somente a displicência da máquina pública, mas também as questões que cercam a abordagem social. Em consonância com estados e municípios, o Parlamento brasileiro -poder democrático estabelecido de leis constitucionais- deverá promover a criação do Programa Nacional de Apoio a Mulher no Trabalho, por meio do estabelecimento e aprovação de emenda a constituição votada pelos congressistas, visando minimizar as diferenças trabalhistas, a exemplo das exaustivas jornadas de trabalho praticadas por mulheres. Tal iniciativa terá como finalidade o combate às desigualdades pertinentes ao século XXI associadas ao labor feminino de cuidados. Destarte, o país tupiniquim poderá proporcionar, nos 5.570 municípios brasileiros, a valorização da mulher nos seus afazeres de cuidado e tirá-las da invisibilidade citada pela escritora Djamila. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 40 Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 280 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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