Na curta-metragem "Vidas Maria", é retrata a história de mulheres que foram criadas com a ideologia de que as mulheres devem apenas ter filhos e cuidar dos afazeres domésticos, sem poderem estudar ou ter empregos dignos. Entretanto, fora da ficção, é notório os desafios para dar visibilidade às mulheres que realizam trabalhos assistênciais no Brasil. (Truncamento) Visto que, tal problemática se agrava devido, principalmente, à desigualdade social e à falta de legislação.
Convém ressaltar, a princípio, que o mau funcionalismo público é um fator determinante à persistência de tal empecilho. Segundo o jornalista e escritor brasileiro Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidadão de Papel", a legislação brasileira é ineficaz, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Sendo assim, é necessário ações governamentais para mudar essa conjuntura. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o mau funcionalismo público é um impasse à resolução desse revés. Conforme a Constituição Federal, de 1988, todos taêm os mesmos direitos, sem distinção de gênero, cor ou raça. À vista disso, é imprescindível ações para reverter esse quadro. (Reveja. Ideia presente no parágrafo anterior)
(Melhore a estratégia coesiva) Conforme do contratualista John Lock, o Estado, enquanto garantidor dos direitos fundamentais, deve assegurar uma vida confortável à sociedade. Portanto, cabe ao Poder Legislativo e ao Ministério Público do Trabalho, a criação de leis trabalhistas, a fim de assegurar às cuidadoras o direito à ao trabalho renumerado, férias, décimo terceiro, visando garantir a igualdade salarial, além de redação das jornadas de trabalho. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |