A Constituição federal de 1988 garante direitos iguais à a toda população brasileira. No entanto, isso não é perceptível no que tange os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Nesse sentido, a falta de representatividade do assunto na mídia e o machismo estrutural se consolidam como os principais desses desafios. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, a falta de representatividade do assunto na mídia impede o seu enfrentamento, visto que quanto menor o conhecimento sobre algo, maior a dificuldade para combatê-lo. Em sua obra "A República", o filósofo Platão idealiza uma sociedade em que todos os cidadãos trabalham juntos contra os imbrólios presentes nela. A sociedade idealizada por Platão é inatingível no contexto brasileiro, uma vez que o trabalho de cuidado realizado pela mulher não é discutido em grandes plataformas de mídia e permanece por grande parte dos brasileiros. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o machismo estrutural favorece a invisibilização do assunto, já que inferioriza os temas do universo feminino. O escritor George Orwell enfatiza que "todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros", isso se concretiza no contexto brasileiro, já que o pensamento machista enrraizado em nossa sociedade banalisa o trabalho de cuidado realizado pela mulher, assim perpetuando a situação atual.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo federal, instituição responsável pela ordem e progresso do Brasil, promover espaços de discussão sobre o assunto em grandes plataformas de mídia, com o intuito de combater a a invisibilização do trabalho de cuidado realizado pela mulher. (Truncamento) Além de, (Sem vírgula) possibilitar o ensino sobre o machismo estrutural nas escolas, por meio da atualização da BNCC, afim a fim de mudar a mentalidade do população brasileira.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais desenvolvidas ao longo do texto. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |