Sob égide da Constituição federal de 1988 — norma de maior hierarquia responsável por traçar os parâmetros do sistema jurídico —, a igualdade, conforme o artigo 5, é assegurada como direito social à população. Aplicação dessa norma, destoa da realidade do Brasil, uma vez, (Sem vírgula) que relevante parcela da população feminina sofre estigmas relacionado ao trabalho de cuidado. Dessa maneira, é preciso debater tal questão e as causas que as manifestam a saber da: negligência estatal e a lacuna educacional. (Formulou a tese)
Precipuamente, é fulcral pontuar a inoperância governamental nos moldes predominantes do Brasil. Nesse paralelo, é lícito ressaltar a obra ¨Teologia do Traste¨, do autor brasileiro Manoel Barros, cuja principal função reside em dar valor às situações amiúdem esquecidas ou ignoradas. Analogamente, fora da ficção, o Estado brasileiro não se comporta como a lógica barrosiana, uma vez que não valoriza o trabalho feminino (Explore mais essa discussão). Diante dos fatos apresentados, é imprescindível medidas dos centros governamentais para reverter o impasse.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, indiligência educacional é outra faceta antagônica que atua como mola impulsionadora do revés. Para compreender tal apontamento, é preciso relembrar o livro ¨Pedagogia da Autonomia¨, do patrono da educação brasileira Paulo Freire, onde descreve a importância das escolas em não fomentar o técnico-científico mais também as habilidades socioemocionais, como o respeito e a empatia. Nesse sentido, as instituições de ensino do Brasil, por serem conteudistas, não contribuem para o estigma relativo a falta de valorização e remuneração de cuidado das mulheres (Cuidado ao fazer essa afirmação), portanto, não formam indivíduos da maneira que Paulo Freire idealiza.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de assistência feminina, (Sem vírgula) é um tema relevante e carece de soluções. Para tanto, urge o Ministério da Educação por meio de palestras dentro dos centros educacionais debater a respeito do serviço da mulher cuidadora, a fim de educar as próximas gerações sobre as habilidades socioemocionais. Concomitantemente, o Ministério da Cultura em associação a indústria cinematográfica, bem como divulgar a criação de curtas-metragens acerca do serviço de apoia dado pela parcela feminina e o seu papel para o livramento das amarras sociais. Espera-se, com isso, uma Brasil que respeite os transmites de sua Constituição federal. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. Boa sorte!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |