As mulheres, (Sem vírgula) atualmente desempenham papéis importantes na sociedade, contribuindo e inovando na comunidade. Porém esse reconhecimento não é fácil de obter e quando é conquistado são para funções do alto escalão, ocorrendo invisibilidade nos trabalhos mais precários. Nesse contexto é necessário abordar a desvalorização do serviço de cuidado e o preconceito sofrido. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, é indiscutível que o termo “dona de casa” se reflete em uma mulher que desempenha serviços de cuidado familiar, na maioria das vezes sem remuneração e que não tem condições de obter um futuro melhor (Reelabore essa construção). De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), as mulheres exercem o dobro de horas semanais em funções domésticas do que os homens, revelando uma situação já aceita pelas pessoas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, existe o racismo como um agravante da situação, (Reveja esse recorte) e que infelizmente é um assunto dentro de outros que elevam o problema. Segundo ao site da OXFAN, mulheres e meninas assumem trabalhos degradantes por estarem em situações de miséria, assim sofrendo diversos preconceitos. (Reveja se há relação entre as discussões apresentadas)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar da sociedade apresentar evolução, as problemáticas no serviço de cuidado é um fato. Com esse viés, cabe aos governantes criarem leis fortes para o aumento do salário, donos de empresas dar melhores oportunidades, e a comunidade valorizar esse trabalho cada vez mais necessário e importante. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |