No filme “Pearl”, a mãe da protagonista assume o papel de cuidar de seu marido doente, sendo uma obrigação que ela demonstra desgostar durante o filme. Em uma alusão a realidade, é notório que a falta de visibilidade do trabalho de cuidado assumido pelas mulheres no Brasil é comum, motivando-se pela desigualdade de gênero entre homens e mulheres e a discriminação contra a profissão. (Formulou a tese)
Em primeiro plano, é importante frisar que a desigualdade de gênero contribui para a problemática. No Brasil colonial, o modelo político e social presente na sociedade era o Patriarcalismo, onde em que a figura masculina detinha todas as formas de poder. Entretanto, é perceptível que atualmente ainda se perdura a desigualdade entre gêneros, sendo um exemplo claro a mulher geralmente assumir o trabalho de cuidado, onde indiretamente perdura a visão de que a mulher deve assumir serviços de assistência. Destarte, a visão perpetua a falta de igualdade de gênero e a discriminação contra a figura feminina.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é notório que há um preconceito contra o trabalho de cuidado. No filme “Como eu era antes de você”, a protagonista Louisa Clark sofre julgamentos de seu namorado ao assumir um serviço de assistência (mesmo sendo bem remunerada). Em uma analogia com a realidade, é evidente como o trabalho de cuidado é percebido como humilhante e sem valor, onde os poucos que assumem a tarefa são mal remunerados e desvalorizados (Melhore a apresentação dessa discussão). A discriminação contribui para a falta de reconhecimento e importância, demonstrando a necessidade de busca por soluções.
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, cabe ao Estado brasileiro, por meio dos veículos de comunicação e mídias sociais, conscientizar a população da importância e valor do trabalho de cuidado. O modo de execução pode ser feito com propagandas e campanhas que tragam visibilidade a profissão, informando do seu papel e de como ela é fundamental para o mercado de trabalho. Deste modo, mulheres que assumem trabalhos de cuidado perderam a tão merecida visibilidade para a sociedade brasileira. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |