O quadro expressionista “O grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de mulheres assoladas pela desvalorização do trabalho de cuidado é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a passividade social. (Formulou a tese)
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a invisibilidade dessas mulheres. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, verifica-se, lamentavelmente, a perpetuação do desprezo associado às mulheres que praticam esse tipo de trabalho na contemporaneidade brasileira. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é igualmente preciso apontar a omissão popular como outra causa da problemática. Posto isso, de acordo com o ativista estadunidense Martin Luther King “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”. Dentro desse prisma, percebe-se que, quando os indivíduos são indiferentes em relação ao desapreço ao trabalho de cuidado executado por mulheres - não questionando esse fenômeno e principalmente sem se preocuparem com as consequências dessa prática à vida das mulheres -, tem-se a cooperação da ilegalidade. Sob esse aspecto, cabe não apenas intervir nos poderes governamentais, mas sim na sociedade em geral.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o menosprezo ao trabalho de cuidado, seja familiar ou social, realizado por mulheres no Brasil. Para isso, o Ministério da Mulher deve promover, em áreas com altos índices de mulheres que realizam esse tipo de trabalho, por meio de verbas da União, políticas públicas para a criação de campanhas informacionais, a fim de conscientizar a sociedade. Além disso, é necessário que as escolas, em parceria com os meios midiáticos e profissionais especializados, promovam palestras para elucidar a importância desse tipo de trabalho para a sociedade. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |