No filme "Ela é o cara" (Vírgula) apresentado pela Rede Globo, a protagonista feminina destaca o derrubar preconceitos estabelecidos no futebol feminino, formado por um grupo de meninos que tiram sarro da sua habilidade no jogo como uma menina. Hoje trazendo o filme para, (Sem vírgula) as mulheres sofrem esse tabu. Por isso a há desafios para garantir que seus direitos sejam vistos quando referem-se a mulher. Isso ocorre pela desvalorização da capacidade feminina, como bem, sua invisibilidade no mercado de trabalho. (Apresente a discussão inicial com mais clareza)
De início, vale destacar que há desvalorização da capacidade feminina, visto na sociedade de forma romantizada. Sobre isso, o filósofo Goffman determina o conceito de Estigma no que reflete ao gênero da classe masculina estabelecer uma superioridade referida a classe feminina, para se sentir no poder utiliza-se do discurso heterotrófico para inferiorizar o espaço ocupado por uma mulher (Reelabore essa discussão). Nesse sentido, a luta feminina contra opressão de uma histórico patriarcal desde o período colonial que tenta denegrir a imagem feminina para para uma fragilidade quanto ao homem. Dessa forma, tem uma barreira de criança que impede que as mulheres tenham acesso aos seus direitos de acordo com o artigo.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, vale ressaltar há invisibilidade no mercado de trabalho. Sobre esse viés, o sociólogo Hans Jonas define o conceito de especismo, (Sem vírgula) é a opressão humana de uma espécie sobre outra. Nesse contexto, trazendo a realidade das mulheres que são vítimas do senso masculino quem põe na sociedade para colocar a mulher como objeto ao seu serviço (Reelabore essa ideia). Assim, esta se sentem inferiores para ocupar um cargo de poder. Prova disso, (Sem vírgula) é que segundo o IBGE (Sem vírgula) cerca de mais ou menos 60% dos cargos de autoridade são culpados por homens. Desse modo, o Estado deve intervir para resolver o impasse. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério do Trabalho- responsável pelo ingresso no mercado de trabalho com segurança e equidade-, deve promover políticas públicas com valorização ao serviço feminino e garantia do acesso sem diferença de gênero, de modo que tanto as mulheres e grupos vulneráveis tenham seus direitos igualitários , com renda adequada, a fim de que sua capacidade esteja visível no mercado de trabalho. Ademais, cabe a legislação efetivar medidas específicas que reconheçam o trabalho feminino, e por consequência reverter os desafios para o enfrentamento da invisibilidade feminina como exposto no filme. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 40 | Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 40 | Articula as partes do texto de forma precária. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 320 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |