Embora os homens venham, cada vez mais, colaborando com os afazeres do lar, os trabalhos domésticos, ao longo dos tempos , sempre foi visto foram vistos como tarefas inerentes às mulheres. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Desenvolva a sigla), as mulheres trabalham em média 10 horas semanais a mais do que os homens nas tarefas domésticas. No entanto, é notório como as mulheres não são devidamente reconhecidas nem tão pouco remuneradas por desempenharem essas funções. Logo, é necessário que se discuta o papel da mulher na sociedade, bem como a conscientização dos homens os levando a refletir sobre seu papel nos trabalhos de cuidados domésticos.
Mormente, segundo o senso 2022, é sabido que as mulheres representam mais da metade da população brasileira. Porém, conforme dados do CAGED, as mulheres ocupam menos de 40% do mercado de trabalho formal no Brasil. Contudo, quando se trata de trabalhos de cuidados como: atividades relacionadas ao lar atividades de cuidado de pessoal a exemplo: idosos, crianças, cadeirantes, surdos, mudos, entre outros atividades, as mulheres são quem desempenham potencialmente essas funções, e, na maioria das vezes, de maneira informal, com pouca remuneração ou até com ausência dela. Assim, é válido que haja ponderação entre homens e mulheres nesses afazeres, e, ainda, é oportuno que todos saibam do papel da mulher na sociedade , elas precisam desempenhar, de forma equivalente, as mesmas funções que os homens desempenham, pois possuem o mesmo potencial.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, por muitos anos, foi disseminado nos homens a cultura do machismo os levando a cré que os cuidados domésticos, no geral, são atividades inerentes ao sexo feminino e automaticamente tirando a oportunidade das mulheres ocuparem outros espaços além dos domésticos. Destarte, é relevante que os homens rompam essa cultura e que dividam os cuidados domésticos com as mulheres. É preciso fomentar uma cultura de conscientização, prevalecendo a igualdade entre homens e mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, para que as mulheres sejam visibilizadas nas funções que em sua maioria são desempenhadas por elas é fundamental que se entenda o papel delas na sociedade. É preciso inseri-las em qualquer ambiente que as desejarem de maneira formalizada quando for possível (Vírgula) garantindo-as os direitos básicos quando a relação for de prestação de serviços à terceiros. E mais, os homens necessitam perceber que o lar não é apenas de responsabilidade das mulheres, eles também têm suas contribuições nessas atividades, tornando-as mais igualitárias. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |