Promulgada em 1988, a Constituição federal (CF) vigente, assegura os direitos fundamentais para a democracia e a vida digna de seus cidadãos. No entanto, a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil se contrapõe a isso. (Truncamento) Pois, (Sem vírgula) a dedicação exclusiva necessária para esses cuidados e a falta de reconhecimento em relação aos que os praticam, (Sem vírgula) prejudicam a qualidade de vida dos mesmos.
Dessa forma, sabe-se que os serviços de assistência no Brasil, em sua grande maioria, são assumidos por mulheres. Isso se dá por fatores tanto históricos quanto sociais, pois vivemos em uma sociedade majoritariamente machista construída no passado, mas que perpetua até os dias de hoje. (Explore mais a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) A filósofa Djamila Ribeiro diz que para resolvermos um problema, é preciso tirá-lo da invisibilidade. Sendo assim, as mulheres que dedicam suas vidas exclusivamente às tarefas de cuidado de pessoas, necessitam de uma maior visibilidade vinda não só do governo, mas também da sociedade, para que assim possam conquistar uma melhor qualidade de vida. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, (Sem vírgula) precisa de atenuação. Dessa forma, cabe ao governo federal, responsável pelo bem-estar da população, e a grande mídia, responsável pela propagação de informações, adotarem medidas que favoreçam as mulheres e promovam o reconhecimento delas diante desse cenário, por meio de remuneração justa e campanhas informacionais, com o intuito de fornecer visibilidade aos cuidadores. (Truncamento) Para que assim, (Sem vírgula) os diretos previstos pela Constituição sejam garantidos a todo povo brasileiro. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |