Djamila Ribeiro defende: "Para que soluções sejam tomadas, primeiro deve-se tirar o problema da invisibilidade". Tal perspectiva é verificada na problemática do trabalho da desvalorização do trabalho de cuidado no Brasil, que não é muito reconhecido dentre a população, o que faz com que a má remuneração e o reconhecimento permaneçam precários. Assim, nota-se que a invisibilidade desse trabalho é marcado polo descaso estatal e pela falta de reconhecimento da sociedade. (Formulou a tese)
Em primeiro plano, é válido salientar que o descaso estatal em relação aos serviços assistenciais cumpridos por mulheres resulta em uma baixa assistência econômica para elas. Segundo Gilberto Dimenstein, em sua obra "Cidadão de Papel", os direitos dos cidadãos são garantidos apenas na Constituição, na prática eles não existem. Dessa forma, percebe-se que as mais prejudicadas nesse serviço são as mulheres com menores condições socioeconômicas, aquelas que trabalham em dois ou mais empregos, para, assim, conseguir uma boa remuneração. Além disso, a falta de assistência a essas profissionais, como babás, gera problemas econômicos ao país, porque as pessoas nessas condições não ajudam tanto na rotatividade monetária do país.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, é importante ressaltar que a sociedade não reconhece o trabalho de cuidado como algo essencial para a vida social e econômica. José Saramago, em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", faz uma crítica à sociedade, que é cega para alguns problemas. Assim, essa dificuldade para ver questões como a desvalorização do serviço de assistência, gera um preconceito, por exemplo, contra as profissionais, porque o cuidado de pessoas não é valorizada nem pela sociedade, nem pelos seus iguais. Dessa maneira, o cuidado de pessoas é visto como uma obrigação social da mulher. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário solucionar a invisibilidade do serviço de cuidado, que reflete em problemas sociais e econômicos. Para isso, urge que o Estado, por meio do Ministério da Justiça e dos Diretos Humanos, crie e valorize legislações, com a finalidade de promover assistência aos profissionais desse trabalho, como uma melhor remuneração e reconhecimento de diretos. Além disso, com campanhas promovidas pela mídia, pode-se conscientizar a população acerca da importância desse trabalho na sociedade. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |