"Ensaio Sobre a Cegueira" retrata a invisibilização dos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramango pode ser verificada na invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher, visto que as pessoas que exercem esse trabalho na maioria das vezes são mal remuneradas, gerando como consequência a desigualdade social. Com isso emerge um sério problema em decorrência da invisibilidade social e do preconceito da população. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é notório que a falta de visibilidade do trabalho feminino é um dos fatores contribuintes dessa problemática. Neste sentido a filósofa Simone Beauvoir definiu que a invisibilização social é indiferença crônica vivida por grupos marginalizados. Neste contexto o ofício exercido majoritariamente por mulheres acaba passando despercebido pela sociedade mesmo sendo um trabalho indispensável , a população insiste em ignorar essas pessoas. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Paralelamente, percebe-se que há um outro agravante dessa situação o preconceito da população. Segundo Voltaire " O preconceito é a opinião sem conhecimento". Justamente essa falta de informação presente entre as pessoas é o que gera má compreensão da importância do trabalho de cuidadora feito por mulheres, sendo que a falta de representação midiática influencia o apagamento dessas pessoas no corpo social. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto se ver necessário traçar estratégias para se evitar a invisibilização do trabalho da mulher. Para isso, seria interessante que a mídia criasse reportagens mostrando exemplos de mulheres que são cuidadoras de idosos e crianças, com o objetivo de minimizar essa invisibilidade. Ademais convém as instituições escolares criarem um projeto de conscientização (Vírgula) por meio de palestras e seminários (Vírgula) com o intuito de erradicar o preconceito. Dessa forma haverá uma diminuição da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. Boa sorte!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 400 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |