Na obra "Utopia" (Vírgula) do escritor inglês Thomas More (Vírgula) é retratada uma sociedade na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se pode observar na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, visto que a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil devido à a situações de pobreza, falta de apoio, aceitação/silenciamento da sociedade, continua sendo um problema no país e necessita de mudanças.
Primeiramente, é importante ressaltar que há anos a mulher é enquadrada como a única responsável pelo trabalho de cuidado. Um exemplo disso é na Lei do Ventre Livre, criada na época da escravidão, que libertava filhos de escravos, mas só após eles atingirem uma certa idade, e enquanto isso eram obrigados a continuar trabalhando, e as meninas sendo responsáveis por trabalhos domésticos juntos da mãe. Segundo o site O Globo, 33% de meninas menores de idade estão inseridas em trabalho desgastantes e humilhantes. Laura de 16 anos, uma das entrevistadas, relatou sua rotina de ser uma empregada doméstica mal remunerada e sem direitos trabalhistas, mãe solo e de como ela sofre com a falta de apoio social e governamental. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido citar o silenciamento social como um dos convéns do problema, visto que é tratado de forma comum pelos brasileiros que as mulheres são as únicas responsáveis pelos serviços do lar, cuidar dos irmãos, dos pais, etc. Nas últimas décadas essa causa vem tomando mais espaço e a cidadãs vêm se impondo ainda mais buscando direitos iguais, atrás de uma divisão justa dos trabalhos domésticos junto com marido e filhos. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, são necessárias medidas para mudar tal cenário do país. O governo junto com responsáveis locais deveriam fiscalizar ainda mais as mulheres que estão em situação de miséria, a fim de lhes oferecer um auxílio para melhorar seu status econômico, garantindo o melhor estilo de vida. Seria de extrema interesse se as famílias começassem um programa de destruição de tarefas incluindo marido e os filhos, dessa forma ,aos poucos será mais comum ver os homens assumindo responsabilidades do lar também. Seguindo isso, gradativamente será notório uma mudança na nação e estará mais perto dos planos de More. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. Boa sorte!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 80 | Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 400 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |