A Constituição federal de 1998, documento de maior importância do Brasil, prevê em seu 5° artigo a igualdade de todos. É notável o descumprimento deste visto que há invisibilidade no trabalho de cuidado exercido por mulheres. Com a ocorrência do fato são ocasionados problemas como aumento da desigualdade social, devido à falta de direitos e má remuneração, também há o aumento do trabalho infantil. (Melhore a apresentação das discussões)
Grande parte das mulheres que exercem o trabalho de cuidado pertencem a classe baixa e comumente atuam na área buscando alternativas para o ganho de renda em prol de seu sustento. Deste modo acabam abdicando de seus direitos trabalhistas a partir do momento em que não possuem carteira de trabalho assinada e tem o salário decidido pela pessoa para quem trabalham. (Reestruture essa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) É comum que essas mulheres sejam apenas adolescentes que trabalham para ajudar no sustento de sua família, deixando de lado sua infância e escolaridade, ficando sujeitas a maior desigualdade devido à falta de informação. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Por tanto Portanto, é de suma importância que este trabalho seja reconhecido e passe a ter um valor mínimo de salário, além de exigir assinatura da carteira de trabalho. Também é essencial a propagação dos direitos trabalhistas pelos veículos de comunicação e auxílio do ministério da educação para evasão escolar. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |