A sociedade brasileira necessita abrir seus olhos e fechar suas bocas antes de insultar um trabalhador, independente de seus serviços prestados, principalmente com o trabalho doméstico. Algo que, aparentemente, os brasileiros ainda não sabem como valorizar, por exemplo, aquela mulher, mãe de família que cuida da casa ou cuida de um parente com necessidades, ou até que cuida de um desconhecido apenas para sua renda e bem- estar de sua família. (Melhore a contextualização e formule a tese)
É de senso comum que, culturalmente, o trabalho doméstico sempre foi designado às mulheres, principalmente em situação de pobreza (Explore mais essa discussão). Mesmo com as constantes mudanças sociais, esse hábito não foi alterado. Assim, estas trabalhadoras sempre são mal-vistas pela sociedade que as intitulam apenas "donas de casa". Ser cuidadora é uma profissão como qualquer outra, então, merece sim respeito como qualquer profissão que exista dentro da nossa sociedade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desigualdade de género é um grande agravante da situação, visto que, (Sem vírgula) poucos são os homens que realizam sozinhos as tarefas domésticas, ou que cuidam de algum indivíduo. (Truncamento) Ou que pelo menos, assume a sua função de "dono de casa"; entretanto, estes serviços quando realizados por um homem são mais reconhecidos pela sociedade, ao contrário da situação das mulheres, que sempre são rebaixadas pelos serviços, mesmo que sejam iguais aos serviços dos homens. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Tendo estes fatos em mente, podemos agregar ainda o Art. 5 da Constituição federal, que alega que "todos os seres humanos são iguais perante a lei"; sendo assim, todas as mulheres devem ser reconhecidas pelos seus serviços tanto de cuidados quanto domésticos. Além de ser necessário a ruptura desse estigma da mulher ser escrava dos serviços domésticos, ou que mulheres não devem possuir grandes profissões como os homens; (Vírgula) que não condiz com a nossa sociedade, onde toda mulher deve ser reconhecida e apreciada por seus trabalhos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |