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Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Enviada em: 05/12/2023

Status:

Corrigida
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A figura feminina atua em diversos papéis sociais e familiares.A função de gerar e amamentar uma criança, por exemplo, é biologicamente destinada à mulher.Todavia, os trabalhos de cuidado realizados pelas mulheres no Brasil são impostos-muito além da biologia- de forma natural.Há, portanto, desafios como a historicidade e a falta de incentivo social para o enfrentamento dessa invisibilidade. (Ótima contextualização)

Atualmente, o repasse dos afazeres domésticos e de cuidado para as mulheres vem desde o Período Neolítico.Naquele tempo, é sabido que os homens saíam em busca de provisões alimentares enquanto as mulheres ficavam responsáveis pela prole e as atividades do lar.Tal distinção funcional baseada em gênero perpassa as fronteiras Pré-Históricas e ainda se faz presente na sociedade atual. (Explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Além da recorrência, essa mazela social é intensificada pela falta de reconhecimento do potencial feminino no âmbito profissional.A arquiteta Lina Bo Bardi, por exemplo, foi a criadora do projeto do MASP (Museo de Artes de São Paulo) mas o reconhecimento por tal feito foi destinado ao seu marido, Pietro Maria.Logo, a falta de recomhecimento social torna árdua a missão de enchergar as mulheres além do papél doméstico e assistencial. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Nesse contexto, faz-se necessário que o Estado, por meio do Ministério da Cultura, órgão capaz de incentivar e promover o protagonismo feminino além do lar, vinculem, por meio dos meios de comunicação (rádios, canais de televisão abertos) propagandas motivacionais destinadas ao público feminino (Vírgula) a fim de que haja uma sociedade engajada ma busca por melhorias para as mulheres e a consequente ruptura de padrões históricos. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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