A figura feminina atua em diversos papéis sociais e familiares.A função de gerar e amamentar uma criança, por exemplo, é biologicamente destinada à mulher.Todavia, os trabalhos de cuidado realizados pelas mulheres no Brasil são impostos-muito além da biologia- de forma natural.Há, portanto, desafios como a historicidade e a falta de incentivo social para o enfrentamento dessa invisibilidade. (Ótima contextualização)
Atualmente, o repasse dos afazeres domésticos e de cuidado para as mulheres vem desde o Período Neolítico.Naquele tempo, é sabido que os homens saíam em busca de provisões alimentares enquanto as mulheres ficavam responsáveis pela prole e as atividades do lar.Tal distinção funcional baseada em gênero perpassa as fronteiras Pré-Históricas e ainda se faz presente na sociedade atual. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além da recorrência, essa mazela social é intensificada pela falta de reconhecimento do potencial feminino no âmbito profissional.A arquiteta Lina Bo Bardi, por exemplo, foi a criadora do projeto do MASP (Museo de Artes de São Paulo) mas o reconhecimento por tal feito foi destinado ao seu marido, Pietro Maria.Logo, a falta de recomhecimento social torna árdua a missão de enchergar as mulheres além do papél doméstico e assistencial. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse contexto, faz-se necessário que o Estado, por meio do Ministério da Cultura, órgão capaz de incentivar e promover o protagonismo feminino além do lar, vinculem, por meio dos meios de comunicação (rádios, canais de televisão abertos) propagandas motivacionais destinadas ao público feminino (Vírgula) a fim de que haja uma sociedade engajada ma busca por melhorias para as mulheres e a consequente ruptura de padrões históricos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |