De acordo com Djamila Ribeiro, escritora brasileira, para atuar sobre um problema, é preciso tirá-lo da invisibilidade. Desse modo, ao analisar os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, percebe-se a necessidade de medidas interventoras com o intuito de amenizar esse quadro, o qual é potencializado pelo descaso governamental e pela mentalidade social. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, é incontestável que a negligência governamental esteja entre as causas do entrave. A esse respeito, segundo o filósofo grego Aristóteles, a política tem a finalidade de promover uma vida digna. Entretanto, a conjuntura social vigente contrasta ao proposto pelo filósofo, já que as mulheres prestadoras de trabalho de cuidado não têm uma vida digna por falta de reconhecimento governamental da importância delas para a economia por prestarem serviços necessários para o funcionamento da sociedade. Isso ocorre por causa da ausência de ações do governo que as valorizem como campanhas de conscientização que enalteçam o valor desse trabalho. Dessa forma, o governo invisibiliza as mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a mentalidade social contribui para a continuidade da problemática. Nesse sentido, a mentalidade machista provoca a invisibilidade desse trabalho porque o atribui como se fosse uma obrigação social da mulher. Dessa maneira, essa visão equivocada contribui para a desvalorização, pois, (Sem vírgula) é vista como uma função biológica e restrita somente para pessoas do sexo feminino. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é indubitável a necessidade de mitigação do entrave. Para isso, o governo e os veículos midiáticos, como principais propagadores de informações em massa, devem criarem campanhas de conscientização, por meio de redes sociais e comerciais televisivos, a fim de difundir informações sobre a importância do trabalho de cuidado e valorizar essas mulheres. Somente assim, elas deixarão de ser invisíveis. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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200
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Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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160
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Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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120
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Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 880
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
160 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
160 |
Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
800 |
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
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