A visão da sociedade no que tange o trabalho da mulher ao longo da história sempre foi conturbada com vários empecilhos, como visão social deturpada, desigualdade salarial, entre outros. Nessa lógica, percebe-se que, (Sem vírgula) essa situação não difere do trabalho de cuidado, pois existem desafios para superar a invisibilidade nessa área. Nesse sentido é necessário analisar os fatores motivadores dessa situação.
Em primeira análise, é necessário conhecer que a barreira do preconceito a atividades de cuidar precisa ser desmistificada com informações as quais mostre para o Brasil a relevância da atenção doméstica e assistencial às pessoas. Nessa perspectiva, a educação pode ser usada para mudar esse olhar, visto que a partir dela é possível destacar para o meio social a extrema importância do cuidado para a economia, alimentação, limpeza e auxílio às pessoas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, a maioria dos homens se dedicam pouco ao trabalho de cuidar, ao contrário das mulheres, uma vez que o modo de pensar deles gera esse desiquilíbrio. Essa perspectiva revela a falta de atenção dada a modalidade laboral pelo público masculino, o que gera consequências as quais vão além da invisibilidade, como uma rotina extremamente difícil de se manter pelas mulheres, conciliando grande parte das vezes o cuidado e mercado de trabalho de modo que isso influencia de maneira negativa a saúde mental delas. Percebe-se essa conjuntura com os dados da PNAD contínua do IBGE em que a quantidade de horas dedicadas na semana pelas mulheres aos afazeres domésticos e de cuidado com as pessoas é quase o dobro e relação os homens. (Delimite as discussões e explore de modo mais produutivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o governo federal em parceria com o Ministério da educação der visibilidade a essa realidade por meio de campanhas nas escolas, faculdades e mídia a fim de mostrar que o trabalho de cuidado é essencial para o Brasil, pois sem ele nenhum setor da economia funciona e nem as famílias. Ademais, é necessário garantir políticas públicas para diminuir os efeitos do excesso de atividades da mulher, como dispor jornadas mais flexíveis. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |