Na obra “Utopia” (Vírgula) do escritor inglês, Thomas More. (Truncamento) É retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se ausenta de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega. Tendo em vista que os desafios para o enfrentamento da inviabilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher ainda persiste na sociedade brasileira. Nesse sentido, é impreterível destacar a influência da desigualdade social e da negligência governamental. (Formulou a tese)
Diante de tal conjuntura, é preciso analisar que a maioria das mulheres que passam por esses desafios é de renda baixa, em situações de pobreza. Isso ocorre, pois, muitas delas não tiveram a oportunidade de estudar e ter um trabalho bem renumerado. Segundo o artigo 1 da declaração universal dos direitos humanos. (Truncamento) Todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Sendo assim a justiça precisa averiguar se os artigos surgem efeitos eficazes, visto que as mulheres não tem direitos iguais. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é de extrema importância perceber que os números de pessoas que demandam serviço de assistência social têm crescendo e fazendo o Brasil repensar os sistemas de atenção, já tendo em vista que ele é falho. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portando, faz - se necessário ações para conter os desafios de enfrentamento da invisibilidade do grande cuidado realizado pela mulher. Logo, o governo federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio do ministério da justiça e do do trabalho, a afim de erradicar os problemas enfrentados pelas mulheres (Melhore essa construção). Além demais, cabe à mídia (Vígula) por meio de redes sociais, a divulgar os desafios que as mulheres tendem a sofrer no ambiente profissional, feito isso, a realidade se destoará da obra de Thomas More.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |