O Brasil enfrenta desafios significativos quando se trata de combater a invisibilidade do trabalho de cuidado desempenhado pelas mulheres. Este fenômeno, muitas vezes relegado aos bastidores da sociedade, é vital para o funcionamento do país, mas sua importância é frequentemente subestimada. Primeiramente, é essencial destacar a falta de reconhecimento formal desse trabalho, uma vez que as atividades de cuidado, como a criação dos filhos e a assistência a familiares, não são contabilizadas de maneira adequada nos indicadores econômicos. Essa ausência de visibilidade se reflete em políticas públicas inadequadas e salários desproporcionais, perpetuando a desigualdade de gênero. (Melhore a contextualização)
Em segundo lugar, a carga desproporcional de responsabilidades de cuidado que recai sobre as mulheres impõe desafios significativos à participação plena no mercado de trabalho. A falta de infraestrutura de apoio, como creches acessíveis e políticas flexíveis de licença-maternidade, contribui para a perpetuação da disparidade entre os gêneros no ambiente profissional. A sociedade brasileira enfrenta a urgência de criar condições que permitam às mulheres conciliar suas responsabilidades de cuidado com uma carreira profissional, combatendo assim a invisibilidade do trabalho que desempenham. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, a desconstrução de estereótipos de gênero arraigados é um terceiro desafio no enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado. A sociedade muitas vezes associa automaticamente as atividades de cuidado às mulheres, reforçando papéis tradicionais que limitam as escolhas individuais. É fundamental promover uma mudança cultural que valorize e compartilhe igualmente as responsabilidades de cuidado entre homens e mulheres, desafiando a ideia de que a esfera doméstica é exclusivamente feminina. Somente com essa transformação profunda será possível superar os desafios persistentes associados à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |