Em "Boruto", anime japonês, Hinata Hyuga é uma ninja de elite, do alto escalão do Konoha, porém quando se causou teve que largar a carreira ninja para se dedicar aos cuidados do lar e dos filhos. Infelizmente, essa narrativa não destoa da realidade brasileira, em que a população feminina, tal como Hinata, sofre com a invisibilidade do trabalho de cuidado, o que torna essa questão algo grave. Assim, não só o silenciamento escolar, como também a má representação midiática intensificam o quadro. (Formulou a tese)
Nesse contexto, é indubitável que o silenciamento escolar é catalisador para os desafios da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. A esse respeito, Paulo Freire, pedagogo e pesquisador, em sua obra "Pedagogia do oprimido", afirmou que as instituições de ensino têm um método de aprendizagem bancário e não civilizatório. Isto é, um tipo de ensino com aulas conteudistas e monótonas que não são voltadas as discussões sociais. Dessa forma, as escolas brasileiras continuam utilizando o mesmo método falho criticado por Freire, ou seja, as disciplinas são lecionadas unicamente com o cunho de não refletir sobre a realidade, deixando de lado debates estudantis sobre as tarefas tidas como exclusivamente femininas, tais como as atividades domésticas. Deste modo, a passividade escolar naturaliza a falta de importância dada ao trabalho de cuidado feito pela mulher, logo, enquanto essa problemática se mantiver, a sociedade não progredirá. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há a má representação midiática no que tange à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por mulheres no país canarinho. Nesse sentido, segundo Theordono Adorno - sociólogo da escola de Frankfurt-, a indústria cultural transforma a cultura em mercadoria, em vez de proporcionar reflexões que possam transformar o indivíduo e mudar o mundo. Destarte, a mídia não tem como objetivo primordial (Cuidado ao fazer essa afirmação) abordar temas de interesse social e coletivo, uma vez que sua grande preocupação está voltada para o mercado e para o consumo. Dessa maneira, assuntos de extrema relevância social, com o trabalho de cuidado, a exemplo do ato de cuidar de pessoas idosas ou com deficiências, não encontram espaço em sua programação, pois esse tipo de conteúdo não gera rentabilidade aos veículos midiáticos, já que não se trata de compras e de vendas. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério da Educação - órgão responsável pela educação da nação- deve criar um projeto de educação cidadã, por meio de palestras e de oficinas nas escolas. Espera-se, com essa medida, mitigar os efeitos da invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres no Brasil. Ademais, o Ministério das Comunicações deve criar campanhas de reeducação sobre as atividades domésticas, por intermédio de divulgação nas principais mídias, tais como Rede Globo, Revista Veja e Grupo Folha, a fim de criar uma sociedade diferente da apresentada em "Boruto". (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |