A base social brasileira, por estar alicerçada em uma visão machista, criou determinações sobre divisões das tarefas, as quais (Vírgula) em sua maioria, direciona o cuidado familiar como obrigação das mulheres. Nesse contexto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) enquanto os homens dedicam 11,7 horas aos afazeres domésticos, as mulheres dedicam 21,3 horas semanais, valores que podem variar de acordo com a formação familiar. Nesse sentido, a construção social e cultural, por estar alicerçada em uma visão machista imputa o cuidado familiar para as mulheres, fato que tornar a rotina delas mais sobrecarregada. (Melhore a contextualização do tema)
A construção social do indivíduo na sociedade brasileira é alicerçada em uma visão machista sobre a construção do que seria ser homem ou mulher, tal edificação perpassa por fatores estéticos, físicos, econômicos e sobre as responsabilidades familiares, sendo assim é a mulher é colocada como a responsável , geralmente, por todas as tarefas domésticas, além das próprias responsabilidades profissionais. Por conta desse modelo, arcaico, ela passa a ter mais tarefas, como o cuidado familiar, como base em justificativas sem base legal ou científica que justifique, pois é apontado que o fato de ser mulher, elas já nascem com conhecimento para realizar as tarefas e os homens, por serem de sexo oposto, não teria condição. (Melhore essa construção) A falta de questionamento ou meios efetivos perpetuam a desconstrução desse problema.
(Melhore a estratégia coesiva) Do mesmo modo, devido ao direcionamento das tarefas domésticas (Vírgula) segundo o IBGE as mulheres dedicam 21,3 horas semanais para as atividades domésticas, enquanto os homens 11,7 horas. Tal fato, somado as demais atividades profissionais e autocuidado, fazem com que as mulheres fiquem sobrecarregadas e sejam as maiores vítimas de ansiedade, depressão (Vírgula) segundo a ONG Think Olga. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Logo, é fundamental a criação de um modelo de educação pautada na construção na igualdade de gênero para que mulheres e homens, quando adultos, possam gerenciar relacionamentos alicerçados na divisão justa das responsabilidades e respeito, sem imposição de obrigações direcionada pelo gênero da pessoa. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |