Mulher não é um cargo - Banco de redações


Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

Enviada em: 03/12/2023

Status:

Corrigida
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A base social brasileira, por estar alicerçada em uma visão machista, criou determinações sobre divisões das tarefas, as quais (Vírgula) em sua maioria, direciona o cuidado familiar como obrigação das mulheres. Nesse contexto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (Vírgula) enquanto os homens dedicam 11,7 horas aos afazeres domésticos, as mulheres dedicam 21,3 horas semanais, valores que podem variar de acordo com a formação familiar. Nesse sentido, a construção social e cultural, por estar alicerçada em uma visão machista imputa o cuidado familiar para as mulheres, fato que tornar a rotina delas mais sobrecarregada. (Melhore a contextualização do tema)

A construção social do indivíduo na sociedade brasileira é alicerçada em uma visão machista sobre a construção do que seria ser homem ou mulher, tal edificação perpassa por fatores estéticos, físicos, econômicos e sobre as responsabilidades familiares, sendo assim é a mulher é colocada como a responsável , geralmente, por todas as tarefas domésticas, além das próprias responsabilidades profissionais. Por conta desse modelo, arcaico, ela passa a ter mais tarefas, como o cuidado familiar, como base em justificativas sem base legal ou científica que justifique, pois é apontado que o fato de ser mulher, elas já nascem com conhecimento para realizar as tarefas e os homens, por serem de sexo oposto, não teria condição.  (Melhore essa construção) A falta de questionamento ou meios efetivos perpetuam a desconstrução desse problema.

(Melhore a estratégia coesiva) Do mesmo modo, devido ao direcionamento das tarefas domésticas (Vírgula) segundo o IBGE as mulheres dedicam 21,3 horas semanais para as atividades domésticas, enquanto os homens 11,7 horas. Tal fato, somado as demais atividades profissionais e autocuidado, fazem com que as mulheres fiquem sobrecarregadas e sejam as maiores vítimas de ansiedade, depressão (Vírgula) segundo a ONG Think Olga. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, é fundamental a criação de um modelo de educação pautada na construção na igualdade de gênero para que mulheres e homens, quando adultos, possam gerenciar relacionamentos alicerçados na divisão justa das responsabilidades e respeito, sem imposição de obrigações direcionada pelo gênero da pessoa. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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