Segundo Djamilla Ribeiro, "para atuar sobre um problema, é necessário tirá-lo da invisibilidade". Entretanto, no Brasil, o trabalho de cuidado realizado pela mulher continua sendo invisibilizado e desvalorizado, em razão da mentalidade social e da falta de debate. (Formulou a tese)
Diante desse cenário, é fulcral pontuar que o problema deriva da mentalidade social preconceituosa e da falta de mecanismos que coíbam esta. Erving Goffman, em sua tese "Estigmatização Social" (Vírgula) afirma que "a estigmatização ocorre ao atribuir rótulos a um determinado grupo". Nesse viés, percebe-se que, com a atribuição de rótulos às mulheres, seus feitos acabam sendo inferiorizados e esquecidos, juntamente com seus problemas. Logo, faz-se mister uma reformulação dessa postura social. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é imperativo ressaltar que a falta de debate impulsiona a carência de atuação contra o problema. Nesse sentido, Habermas traz uma contribuição relevante ao defender a linguagem como uma forma de ação. Nesse sentido, para que ocorra uma mudança significativa, é necessário que o debate sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil seja estimulado, aumentando as chances de atuação sobre o problema. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário diminuir os entraves relacionados ao reconhecimento do trabalho de cuidado realizado pela mulher. Para tanto, o Ministério da Mulher, em parceria com o Ministério da Educação, deve, por meio de debates e palestras, informar e educar o povo brasileiro, criando um programa nacional de denúncias contra a discriminação e valorização do trabalho da mulher, postando informações nas mídias digitais. Tal ação terá o intuito de acabar com a discriminação e estigmatização social e valorizar a mulher e o trabalho realizado por ela, dando mais visibilidade aos problemas. Assim, o Brasil irá retirar o problema da invisibilidade e atuará sobre ele, da mesma forma como Djamilla Ribeiro discutiu. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. Boa sorte!
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |