No livro "O Quarto de Despejo", da autora brasileira Carolina Maria de Jesus, é possível inferir o protagonismo solitário feminino nas tarefas domésticas. Na contemporaneidade, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, o trabalho doméstico, sobretudo o cuidado com a casa, continua quase restrito somente ao papel feminino, fator esse que corrobora com a invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres no Brasil e impede que haja ascensão social no país.
Primeiramente, há a idealização de que o perfil feminino se deve manter restrito ao trabalho doméstico. De fato, como descrito na obra citada anteriormente, a mulher é restringida somente ao trabalho de casa, sendo impedida, desse modo, a usufruir de sua liberdade pessoal, o que foi retratado detalhadamente no livro, contribuindo, assim, para a idealização de um perfil feminino. Devido a esse entrave, é nítido que não haverá ascensão social. (Explore mais essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Tendo isso em vista, o precário desenvolvimento social torna-se evidente devido à ineficácia legislativa. De acordo com o artigo 5º da Constituição federal, todos têm direitos iguais perante a lei, afirmação esta destoante da realidade, uma vez que, restrita ao ambiente doméstico, a mulher possui seus direitos constitucionais irrelevantes em todo o território nacional (Melhore a apresentação dessa discuss]ao). Diante do exposto, percebe-se que o Brasil possui diversos entraves a serem superados.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge a necessidade de superação de tais problemáticas. Para tal, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Social, juntamente à mídia socialmente engajada, incentivar anúncios publicitários que visem acabar com tal idealização do campo de atuação feminino, de modo a atingir todos os 5570 municípios brasileiros. Dessa forma, haverá ascensão social, uma vez que todos estarão regidos sob o mesmo direito. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |