A Constituição federal de 1988 prevê que todos possuem direitos à cidadania,trabalho formal e equitativo. No entanto,tal perspectiva não tem se reverberado na prática. Dito isso,é fundamental que medidas sejam tomadas para se enfrentar os desafios da invisibilidade do trabalho realizado pelas mulheres no Brasil,visto que, (Sm vírgula) tal problemática é ocasionada pela falta de medidas governamentais e da incompreensão social. (Formulou a tese)
Ademais,já que, segundo o filósofo John Locke,o Estado tem a função de cumprir com o bem-estar social. Diante disso,é fundamental destacar que os desafios enfrentados nos trabalhos de cuidado feminino são impulsionados pela má organização trabalhista,onde as mulheres são vistas por uma ótica machista. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto,o machismo estrutural assume um papel significante pois ainda há uma percepção da sociedade de que a mulher deve assumir o papel doméstico,de cuidados ao lar (Vírgula) além de ultrapassar a carga horária masculina dos afazeres residenciais. (Parágrafo frasal. Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,o Ministério da mulher deve promover campanhas em escolas e instituições públicas a fim de combater esse estigma relacionado ao olhar da população sobre o trabalho da mulher no Brasil,visando proporcionar uma melhor forma de carga horária menos exaustiva para a mulher. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |