Os papéis desempenhados pela mulher no Brasil são de suma importância e possuem múltiplos aspectos. Entre esses, tem-se o que é conhecido como ofício de cuidado, o qual não é prestigiado e, além disso, muitas vezes não é sequer reconhecido como um trabalho de fato, demonstrando a invisibilidade do tema. No Brasil, mulheres dedicam 9,6 horas por semana a mais do que os homens para as tarefas do cuidado, seja em suas próprias casas ou a partir da ocupação enquanto trabalhadoras domésticas, cuidadoras, enfermeiras, assistentes sociais, entre outras, o que demonstra a predominância do feminino em detrimento do masculino nesse âmbito (Apresente a fonte). Seguindo essa lógica, observam-se dois pontos que se apresentam como entraves para o enfrentamento da problemática: a atribuição de funções específicas a gêneros distintos e a conceitualização limitada do que é trabalho. (Formulou a tese)
De início, é preciso compreender que há uma diferenciação na construção do indivíduo enquanto homem e enquanto mulher, uma vez que a cada um desses gêneros é atribuída uma função diferente e, no caso do trabalho de cuidado, esse é feito, majoritariamente, por mulheres. Desde a maternidade até questões domésticas, o sexo feminino é encarregado do papel de cuidar, sendo essa função considerada inata a essa parcela. Assim, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em uma pesquisa intitulada “Gênero é o que importa”, a produção dos papéis de gênero ocorre na medida em que há diferentes percepções dessas categorias a partir de práticas que afirmam a masculinidade e a feminilidade, sendo o papel de cuidar associado à mulher com a justificativa arcaica de que, nela, os instintos maternos são aflorados, quando, na verdade, a função do gênero é uma construção social. A partir dessa observação, nota-se que a ocupação de cuidado é atrelada à mulher sem que isso seja questionado, perpetuando o problema.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, há uma confusão comum entre "trabalho" e "emprego". De acordo com Marx, o trabalho é essencial para a sociedade, mas, no capitalismo, o reconhecimento, tanto financeiro quanto social, muitas vezes só é atribuído ao emprego que produz valor de consumo e bens de troca. Por conta disso, serviços não remunerados predominantemente executados por mulheres, como o cuidado da família e da casa, embora essenciais para a sociedade, não são percebidos como valiosos no atual sistema econômico. Sendo assim, apesar de demandarem tempo e energia, essas ações não recebem o reconhecimento necessário.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe à sociedade civil, principal agente de mudanças sociais, por meio da organização política, a criação de redes de apoio que possam fragmentar as demandas atribuídas às mulheres em demais pessoas, retirando a sobrecarga vivida por essa parcela da população. Com isso, espera-se que o trabalho invisível seja não somente legitimado, mas também valorizado. Também, cabe ao Ministério do Trabalho a revisão da remuneração por serviços de cuidado, reconhecendo financeiramente essa ocupação tão importante." (Proposta completa)
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela
OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
160 |
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
200 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 |
160 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
160 |
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
200 |
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
880 |
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
Compartilhar resultados!