“Ordem Progresso”, o lema positivista adaptado pelo filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, foi projetado não somente para a Bandeira Nacional, mas também é direcionado para a sociedade brasileira. Todavia, o Brasil Hodierno possui uma estrutura secular pautada na desigualdade de gênero, direcionado na desvalorização feminina. Sob esse viés, torna-se fulcral discutir acerca da responsabilidade do zelo do lar e, sobretudo, a desvalorização das atividades laborais para a família realizada pelas mulheres.
Nesse sentido, é necessário pontuar o quão misógina a sociedade brasileira é. A obrigação dos trabalhos de cuidado muitas vezes são impostas às mulheres (Explore mais essa discussão). Esse molde faz parte de uma sociedade historicamente machista enraizada no Brasil. Portanto, é indispensável uma mudança no modo em que a sociedade pensa e opera, de acordo com o filósofo e educador Paulo Freire: “A educação é chave para a mudança em uma sociedade”. Diante disso, é nítido que a educação é fundamental para proporcionar uma sociedade mais igualitária para todos os brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Para além disso, é fundamental que haja um debate sobre a desvalorização da mulher que exerce o trabalho de cuidar do lar e da família. A novela “Amor de Mãe”, da emissora Rede Globo, retrata essa questão do Brasil contemporâneo. A protagonista interpretada pela atriz Regina Casé, é uma mãe solteira de 5 filhos, que é constantemente afetada pela marginalização que as mulheres sofrem pela sociedade. É um paralelo que, fora da ficção, é extremamente cruel com as mulheres que exercem o trabalho de cuidado. Desvalorizadas, invisibilizadas, e sem nenhum apoio da sociedade, que se faz omissa nessa questão. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de minimizar a desigualdade de gênero, é necessário que o Poder Executivo, mais especificamente, (Sem vírgula) o Ministério da Educação, realize projetos de conscientização sobre o labor doméstico e, também (Vírgula) através de alterações na BNCC, incluam tópicos que deem mais visibilidade e valor para a mulher em nossa sociedade. Transformando-a assim em uma sociedade justa e igualitária. Somente assim o lema da Bandeira Nacional “Ordem e Progresso” se tornará realidade no Brasil em que vivemos.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |